O site BRASILWIKI, é uma página voltada para todos que gostam de escrever, desde suas próprias poesias até uma notícia que acabou de ser exibida, publicada na mídia...Qualquer pessoa que goste de escrever, ler ou apenas comentar, pode se logar ao site e com seu nick, publicar sua notícia, pensamentos, piadas, poesias, etc... Era assim, bom de ler, bom de escrever, bom de participar, bom até qdo "batíamos" de frente com alguém por divergência de opiniões, pois, com raríssimas exceções, eram debates civilizados, respeitosos, uns mais enfáticos, mais sarcásticos, mas sempre respeitando o oponente e procurando não ultrapassar a fronteira que limita seus direitos...Era corriqueiro ver publicadas poesias, contos, noticiários , crônicas, entre outros, com o toque pessoal do escritor, com sua visão poética ou crítica, com a razão ou com o coração, com entusiasmo, com alma...Pois bem, eu, como um reporter-wiki, título dado aos que lá escrevem, por motivos pessoais, me ausentei por um bom tempo, deixando de ver, inclusive os novos comentários postados em minhas antigas publicações, fiquei até surpreso em ver alguns títulos meus sendo publicados em outro site especializado "Talento, prosa e poesia", um desse textos, eu até assino com outro nome, o "Criatura da noite"; Mas como eu dizia, fiquei um tempo afastado e por esses dias, resolvi dar uma "passadinha" prá ver o que os velhos amigos escreviam por lá...Decepção total, encontrei só uns gatos pingados, porém com mais publicações por hora do que todas as minhas, somadas aos dos meus amigos, durante anos...O que há de errado nisso? Nada, desde que fosse um site especializado em noticias pontuais, sem qualquer toque pessoal, sem vida; Nada de mais se não fossem, também, publicações explícitas de Merchandising, uma atrás da outra, sem qualquer critério, nos fazendo sentir como se estivessemos sofrendo uma "boca de urna" literária...O que fiz então? Publiquei minha indignação contra essa enxurrada de publicações "xerocadas" e "vendáveis" para tentar resgatar a velha e boa fórmula do Brasilwiki, ou seja, textos com vida, alma e toque pessoal...Até que deu algum resultado, pois os antigos e também "sumidos" colegas de textos reapareceram para solidarizar-se com minha indignação, mas por outro lado, surgiram, novos personagens (alguns novos prá mim, mas já antigos no site, porém sem nenhuma conectividade comigo) que se tomaram de ódio pelas minhas verdades e saíram de metralhadora em punho atirando prá tudo o que é lado e o que é pior, em nada eles tinha a ver com meu desabafo, eram figurinhas estranhas no ninho, até aquele momento...Não vou citar nome, afinal é irrelevante pela pessoa que é, mas a tal criatura insistiu em se tornar vítima e publicou, logo a seguir, um texto onde me acusa de inverdades escancaradas, mas ficou com a cara no chão, pois 99% dos que comentaram nessa tal publicação, lhe foi desfavorável, tendo inclusive quem lhe "puxasse" as orelhas...Ainda tentei minimizar o ocorrido, pedindo, mesmo sem motivo, desculpas por algum ataque desapercebido, mas foi em vão...O cidadão, no topo dos seus diplomas, exímio conhecedor da poesia, química, história, violão e canto (dá prá ver que ele não é pouca merda), não hesitou em continuar me bombardeando, tentando se fazer de vítima e demonstrando total despreparo para a convivência social entre os humanos...Bem, prá terminar, é claro que perdí a linha, como todo ser-humano, e mandei-lhe plantar batatas e risquei o nome dele do meu caderno...Para que serviu tudo isso? Primeiro, o meu "clamor" resultou em alguma coisa boa, pois além de resgatar alguns velhos amigos, ví um certo descontentamento, por parte de outros reporteres, com a direção que o site está tomando e até aqueles de qual reclamo, já estão brigando entre sí, um jogando pedra no telhado do outro, mesmo tendo eles, telhados de vidro...Segundo, que se vc se sente incomodado com alguma mudança, com algo que lhe desagrade, com qualquer coisa, exerça seu direito de reclamar, de brigar pelo que vc acredita, pela sua convicção, sempre e sempre, não importa se vai doer em alguém, mas não se deve ficar omisso, esperando "com os dentes escancarados" a morte chegar...Se uma nação se faz assim, porque não fazer a sua estrada assim também? Como digo sempre: - Morro lutando...ou tomando uma geladinha...
Luiz Granja
Nenhum comentário:
Postar um comentário