domingo, 27 de janeiro de 2013

CARIOCA DE SORTE

Luiz Granja - 04/08/2009 Publicado no site Brasilwiki... Lukas era um carioca cinquentão, casado, três filhos, desempregado e desesperado. Ele vive de bicos, de pequenos consertos. É um tipo de "faz-tudo" na vizinhança e consegue, com isso, colocar algum alimento na mesa. Contas ele não paga nenhuma, não tem como: paga ou passa fome. Certo dia, recebeu um telegrama para comparecer a uma empresa para a qual havia mandado um currículo. Eles o selecionaram para uma entrevista, juntamente com outros candidatos. Menos mal, já era uma esperança. Afinal, depois de oito anos, ser chamado para uma entrevista era prá comemorar! No dia marcado, Lukas separou sua melhor roupa (a menos pior)e foi tomar um banho caprichado. Foi quando começou sua maré de sorte! Ao entrar no chuveiro, começou a ensaboar-se quando, de repente, a água sumiu, evaporou-se, escafedeu-se. Ainda sem entender o que acontecera, escutou a campanhia tocar e, tirando a espuma com uma toalha, foi ver quem chamava. Eram funcionários da empresa de energia, que ali foram para desligar seu relógio por falta de pagamento da conta de luz. Enquanto Lukas tentava argumentar, adiar o corte, percebeu que na calçada havia um buraco. E notou que seu encanamento de água havia sido lacrado. Ao longe ia um carro da empresa de águas e esgoto. Então ele entendeu o que havia acontecido com seu chuveiro. Sem mais o que fazer, Lukas tratou de telefonar para as tais empresas para protestar e tentar um acordo, mas o telefone... Isso mesmo, havia sido bloqueado para efetuar ligações; só recebia. Pobre Lukas: sem água, luz, telefone e sentindo a pele arder por causa da espuma que não tirou devidamente. Não lhe restou muita coisa a fazer. Pegou a roupa, vestiu, beijou sua amada e foi tentar a sorte na tal entrevista...Mas como era seu dia de sorte, pegou um ônibus lotado e seguiu o destino. Logo ao descer da condução pisou no cocô de algum cachorro mal-educado. Foi até o meio-fio e raspou a sola do sapato, tentando tirar o máximo possível daquela massa nojenta, mas não percebeu que havia uma poça de água suja, na rua, próxima a ele. Um carro passou bem em cima e molhou nosso amigo sortudo. Resignado, Lukas seguiu seu caminho e alguns metros depois ouviu uns estampidos, bem próximos dele. Antes que pudesse dizer "paralelepípedo", ele estava no meio de um tiroteio entre a polícia e traficantes da área. Como uma flexa, nosso herói correu para tentar se proteger e mais adiante viu um barzinho com mesas espalhadas pela calçada. O bar fechara por causa do tiroteio e Lukas seguiu em frente. Para desviar das cadeiras, invadiu a pista dos carros e, claro, tomou uma porrada de uma van que também fugia da linha de tiro. Lukas foi jogado a uns cinco metros de distância, mas como era seu dia de sorte, caiu na calçada e arranhou só um braço e perdeu alguns dentes... Só isso! Embuído de muita determinação, seguiu seu caminho e finalmente chegou ao seu destino. Iria, então, tentar a vaga do tão esperado emprego. Que ironia! Ao ver a fachada da empresa, não teve dúvidas: era um cara de sorte, pois estava a um passo de ser vendedor de seguros contra acidentes... Na entrevista, o gerente quis saber: – Já teve meningite, gonorréia, pedra nos rins, azia e má-digestão, TPM, chifres e...dengue????Não! Lukas nunca teve nada disso. Era o candidato ideal para representar a empresa e a vaga era sua. Lukas vibrou, chorou e beijou o gerente. Depois de anos de sofrimento, arrumara um emprego com carteira assinada. Muito emocionado, Lukas se despediu do seu novo chefe e prometeu estar no dia seguinte, já com a documentação exigida e pronto para trabalhar. Já em casa, abraçou sua mulher, chorou e sentiu um súbito desejo pela companheira que, há tanto tempo sem saber o que era uma saliência, topou um rala-e-rola enquanto as crianças estavam na escola... Foi aquela festa. Gritos, suspiros, suor, risos e choros e finalmente o êxtase! Lukas e sua mulher foram ao paraíso... Mas só a mulher retornou! Lukas não! Ele havia tido um enfarte logo após o prazer e... faleceu! Grande Lukas, sujeito de muita sorte, pois nunca fora atacado por um pitbull, nunca teve uma doença contagiosa e fatal, nunca levou porrada de pitboy, nunca foi corno, nunca achou uma bala perdida em seu corpo, nunca teve dengue, nunca desistiu, nunca desacreditou, nunca perdeu a esperança e ainda morreu fazendo amor com a grande e única paixão de toda a sua vida! Morreu empregado, realizado e feliz, pois provou que era um cara determinado e de muita sorte... Quanto à sua mulher e filhos... Bem, sofreram muito a dor da perda, mas hoje estão bem, com casa própria, carro na garagem e um pequeno negócio que montaram com o dinheiro que Lukas havia deixado do seu seguro de vida, que ele fez assim que assinou o contrato com a empresa que o empregara... Se você está lendo esse texto, é sinal que ainda está vivo e, se você tem alguma coisa em comum com o Lukas, você é também é um ser humano sortudo. Só falta morrer fazendo amorzinho. Seria a glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário