domingo, 27 de janeiro de 2013

o tomate e a próstata (Ou a "dedada" nervosa)

Escrito por mim e publicado no site Brasilwiki...Baseado em uma história real, hahaha.. Eu era bem pequenino quando comecei a gostar de tomate. Meu pai adotivo me levava todos os domingos para passear na feira...Isso mesmo, na feira de legumes, frutas etc. Ele achava isso um ótimo programa de domingo e eu também, pois era o único dia em que eu ganhava balões de gás, estalinho e comia tomates sem tomar bronca da minha mãe (adotiva, claro). Enquanto meu velho pai examinava as frutas, legumes, hortaliças e coisa e tal, eu, bem esperto, enfiava minhas maõzinhas pequetitas na bolsa das compras e tascava os tomates na boca. Meu velho nem notava (até parece!) e quando chegava em casa ele sempre dizia que alguns tomates deviam ter caído no chão, pois o saco de papel (naquela época não tinha saquinho plástico) estava um tanto vazio. E assim foram se passando os dias, anos. Lembro que da última vez que ataquei os tomates com ferocidade animal fui parar no hospital com uma baita diarréia...Eu devia ter uns 10 anos, por aí...Foi quando, no consultório médico, eu o ouvi comentar com meu pai que não brigasse comigo, pois sem saber, eu estava me prevenindo contra o câncer da próstata, já que o tomate era excelente para diminuir os riscos da doença. Ora, bolas! O que seria isso? Fiquei curioso por mais uns meses, até que resolvi perguntar ao meu pai o que era próstata. Ele disse que era um órgão interno que costuma dar problemas para o homem, principalmente na hora de fazer o exame... Mas o problema é que meu pai me explicou como era o tal exame. Fiquei apavorado, nervoso, doente. Mas lembrei do que o médico falou sobre o tomate. Foi então que eu tive a grande idéia! Se o tomate que eu comia era bom prá prevenir e eu não suportava a idéia de levar uma dedada, mesmo que depois de velho, então vou acelerar essa prevenção. Peguei dois tomates na geladeira, corri para o banheiro e, pimba!!! Atochei um no meu fiofó. Mas não é que falhou? Pombas, o tomate era macio, frágil, gelado e GRANDE...Já o meu fiofozinho era pequenino. Fiquei então pensando o que faria com o outro tomate. Lógico que eu comi. O outro não, ele estava todo amassado e escorrendo no meu bumbunzinho. Então limpei a sujeirada toda e fui soltar pipa... Eu cresci, fiz 40, 45, 48, 50 e...Não, eu não suporto a idéia de ser invadido por um dedo desconhecido e ávido por um buraco negro...Na verdade, eu sei que estou errado, mas não tente me convencer disso, afinal eu sei que a coisa é séria. Eu confio no tomate, sempre comi muito tomate, sou louco por tomate e seus derivados. Então, acredito (e rezo) que minhas possibilidades são reduzidas, como disse aquele médico. Porém, aconselho aos mais jovens que, quando chegarem na idade certa, façam o exame. Cuidem da saúde e não tentem enfiar um tomate diretamente ao encontro da próstata. Ele se desmancha. Esse conto é, na verdade, um alerta bem-humorado a todos os jovens de hoje, que serão velhos amanhã (se Deus quiser!) para que não se escondam atrás de preconceitos ou tabus como eu fiz e ainda faço, aos 52 anos.Tenho amigos que contraíram esse mal e sei bem o sofrimento pelo qual eles passaram e ainda passam! Não sigam o meu exemplo, pois não será orgulho nenhum se eu morrer "virgem" e com câncer! Afinal, fica aquela velha pergunta: se você for assaltado e o ladrão disser "ou dá ou morre", o que você fará? Pode falar a verdade, não conto prá ninguém. Dessa o tomate não lhe salva! Mas quer saber o que eu faria? Pediria ao ladrão prá cantar uma musica do Wando bem no ouvidinho...hahahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário